quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PROJETO MENTEINOVADORA

EMEB-PROFª GUIOMAR FERREIRA DA SILVA

Professoras - Gisela e Ritinha
Período – manhã / 2011
          PROGRAMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

        MENTEINOVADORA

         JOGO- SAPINHOS



                              É um jogo de raciocínio que ajuda as crianças a controlar a impulsividade, trabalhar em equipe, colaboração, planejamento e antecipação, orientação espacial, causa e efeito. De linguagem simples, são processos meta-cognitivos de transferência de habilidades e competências.
                              No jogo “Sapinhos” trabalhamos com expressão corporal, conceitos de linha, coluna e diagonal.
                               A atividade, “Jogo dos Sapinhos”, aplicados aos alunos da Educação Infantil Fase-II, serviu para ressaltar a importância do cumprimento de regras nos jogos e na vida e desenvolver habilidade estratégica e metódica, além de refinar o trabalho em equipe.                   
                               Depois de ler a história dos simpáticos anfíbios,  foi  montado um tabuleiro gigante e com a ajuda de um sapo de pelúcia que "explicou" as regras e os objetivos do jogo às crianças, todos iniciaram o desafio juntos.
                               Durante a atividade as crianças foram instigados a utilizarem os métodos semáforo (parar, pensar e jogar) e detetive (qual a melhor estratégia), alem do trabalho em equipe. Finalizada a primeira etapa, as classes foram divididas e as crianças jogaram entre elas.                             
                               A recepção à novidade foi muito boa e permitiu que as crianças potencializassem conceitos e dinâmicas aprendidos em sala de aula.                            
                               O visual e a introdução ao jogo permitiu às crianças logo de inicio ficarem vislumbras com o jogo, a apresentação do material despertou muito a atenção delas.  O desenvolvimento da aula também permitiu às crianças interagirem e associarem conhecimento.
                                A atenção para o semáforo também foi perfeito, pois associaram bem com o comando do  trânsito para organização.
                                O jogar também foi ótimo, afinal as crianças estavam sendo mediadas e auxiliadas pela professora, o que facilitou o “parar, pensar e jogar”.
                                 Essa primeira aula foi muito importante e as crianças se envolveram e  relacionaram a importância das regras no jogo, bem como com nossas regras da classe, regras que elas tem em casa, o como jogar seguindo linhas retas, colunas e diagonal.











Um comentário:

  1. olá, sou professora em Londrina PR, gostaria de montar o jg sapinhos com os meus alunos, usando reciclado, pois não temos a mente inovadora, mas preciso das cartinhas desafios, vc poderia fotografar e me mandar, meu wats é 43 996050277, obrigada colega, já procurei por tudo e não consegui, abração

    ResponderExcluir